Veja como ser um voluntário durante suas férias.

Conhecer novos lugares, pessoas, culturas e ainda fazer o bem para a comunidade local visitada. Esse é o propósito do turismo voluntário, geralmente realizado por jovens durante as férias, que se apresenta em diversas formas: pesquisa com animais, ajuda humanitária, mutirões para catar lixo ou construir casas. Conheça alguns sites que podem ajudar na hora de escolher o local e o trabalho a ser realizado.

Voluntourism.org

Está afim de surfar enquanto realiza um trabalho voluntário? Ou que tal auxiliar na restauração de algum projeto cultural? O “Voluntourismo” possui algumas opções divertidas e interessantes para quem quer ser voluntário por pouco tempo. No site, os interessados podem conhecer experiências e ações de quem já participou dessas viagens e se inscrever nos programas.

A organização trabalha com três missões: educar sobre o voluntariado; incentivar a criação de programas de “volunturismo”; e engajar viajantes para se tornarem voluntários. Para saber mais sobre cada uma delas entre em contato com vt@voluntourism.org.

EarthWatch

Pesquisas com animais, expedições com estudantes, estudos arqueológicos e sobre mudança climática também são outras possibilidades para um trabalho voluntário. Essas alternativas são oferecidas pela EarthWatch, uma organização que colhe voluntários interessados em ajudar em pesquisas realizadas em vários lugares do mundo.

Alguns planos de viagem e estudos podem ser lidos no próprio site. Entre outras questões sobre a viagem, também há informação acerca de seguros de vida, voos e perguntas frequentes.

Rio VoluntáRio

Há muito trabalho voluntário a ser realizado no Brasil. No Rio de Janeiro, por exemplo, a Rio VoluntáRio traz a possibilidade de ações ligadas à educação de crianças, promoção de cultura e esportes, acompanhamento de doentes, mutirões de limpeza em espaços públicos e mais uma lista de atividades – realizadas em períodos pontuais, regulares ou on-line.

As inscrições podem ser feitas no site da organização. Os interessados deverão tomar um curso sobre voluntariado e escolher qual atividade melhor se encaixa com o próprio perfil.

por EcoD

Anúncios

E você, o que é que achou?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s