5 iniciativas que causam impacto social através do capitalismo consciente.

Estamos vivendo uma nova era em que olhamos com maior atenção para o comércio: é o capitalismo transformando o planeta. Seja através de iniciativas transformadoras, seja com empreendedorismo social, estamos entrando num novo tempo em que o capitalismo está colocando a mão na massa para solucionar os grandes problemas do mundo.

Baseado nisso, fizemos uma lista apaixonante dessas iniciativas, confira:

1 – Água para matar a sede

As mulheres indianas gastam em média 25% do seu tempo todos os dias apenas para buscar água. Foi pensando nesse problema que a Wello se instalou na Índia. Ao longo de 15 meses a companhia colocou a mão na massa, entrevistou mais de 1500 membros das comunidades carentes indianas, além de profissionais e especialistas na área, e gastou inúmeras horas tentando encontrar soluções para a coleta, armazenamento e uso da água, na concepção e criação de protótipos em campo. O resultado disso foi a criação da WaterWeel.

wello_destaque

O protótipo consiste numa espécie de roda fechada que pode ser empurrada facilmente pelos terrenos acidentados das comunidades indianas. Com o novo utensílio as mulheres podem transportar 50 litros de água por vez – quantidade 3 a 5 vezes superior ao método tradicional, com aqueles vasos pesados na cabeça. Fabricado localmente – numa cidade chamada Ahmedabad – e com um preço acessível, a iniciativa está permitindo que as mulheres indianas economizem tempo e dediquem-se à família ou a atividades que tragam rendimentos financeiros.

2 -UMA CAMISA QUE VESTE DUAS PESSOAS

A ideia é muito simples, para cada camisa vendida outra é doada para quem mais necessita. Ou seja, uma compra = dois beneficiados.

Euzaria1

Além das camisas, todo o portifólio de produtos da marca seguem a mesma linha do capitalismo consciente e foco social. Contamos aqui como esse movimento começou, vale a pena conhecer a história da Euzaria.

3 – Economia Solidária

o Instituto Chão, assossiação sem fins lucrativos, organizou uma mercearia/café que vende produtos  orgânicos e artesanais, além de plantas e cerâmicas artísticas, pelo preço de custo.

Chão2

Esse modelo de negócio amplia o consumo de produtos sustentáveis, promove a redestribuição de renda e descentralização do poder. Pra entender como funciona, separamos aqui todo o processo de construção desse conceito.

4 – Iluminando o Mundo

Uma lâmpada que precisa apenas da força da gravidade para ser acesa. Isso mesmo, a força da gravidade. A Gravity Light, como foi apelidada, é feita de LED e permanece acessa por meia hora para cada 3 segundos em que carregar algum peso como um saco cheio de pedras ou areia.

Foram gastos 4 anos de pesquisa e trabalho, e seus resultados só são possíveis porque as engrenagens do interior do aparelho convertem o peso em energia. Simples assim: sem custos de manutenção, sem descartes de bateria. A energia produzida pela engenhoca ainda serve para ser utilizada para abastecer aparelhos como rádios e baterias. E isso tudo por $5. Num primeiro momento aldeias da África e da Índia estão recebendo a iniciativa.

5 – Constuindo moradias

Construindo a partir de materiais reciclados, a impressora 3D – que mede 150 metros de comprimento, 33 metros de largura e 20 metros de profundidade – cria blocos de construção por camadas de uma mistura de resíduos de cimento e vidro em padrões estruturais, ao invés de construir tudo de uma vez só. Os blocos são impressos numa fábrica e rapidamente montados no lugar. Para ajudar no processo, a companhia pretende construir 100 fábricas de reciclagem ao redor da China para fornecer material de construção.

3D-prints-buildings-4

Com menos de $5 mil é possível realizar um sonho distante para incontáveis famílias das regiões mais pobres do globo: um lar para viver em segurança.

Post adaptado: Spotiniks

Anúncios

E você, o que é que achou?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s