Jogo Educativo para Conscientização Ambiental no Peru – Voluntariado para Qosqo Maki

Nossa chegada a Cusco foi antecipada e repentina, por conta do contratempo que tivemos em Lima. Porém, o destino nos reservava essa importante vivência em uma instituição que abriga em dormitórios crianças e adolescentes em situação de rua. E nosso trabalho por lá gerou até um produto rentável para a instituição. Veja o que fizemos.

Quem segue nossa página no face acompanhou a dificuldade em Lima e a mudança de planos. Lá mesmo, pedimos a ajuda de amigos para indicar-nos instituições em Cusco, e, entre as dicas, Renata Stort, do Doe Sentimentos e do Um Passarinho me Contou nos indicou um amigo peruano, Juvenal Aguirre. “Muy amable”, como se diz por aqui, ele se encontrou com a gente assim que pisamos em Cusco e nos acompanhou até a primeira ONG que tinha em mente.

Qosqo Maki é uma instituição que há 20 anos abriga diferentes menores de idade que por razões pessoais não vivem com suas famílias e têm que trabalhar. Ela  nos recebeu mesmo de ‘supetão’ e ainda inseguros de se seria possível fazer um trabalho bacana e apoiar a gente com o alojamento (como já dissemos antes, não é fácil como parece, rs).

QosqoMaki

No sábado à noite, tivemos uma primeira reunião com a equipe Qosqo Maki, para mostrar o portfolio dos trabalhos que já fizemos para ONGs, e eles contaram as necessidades atuais em comunicação, ligadas principalmente à instalação de painéis de energia solar no próximo mês.  Ao fim, discutimos muitas possibilidades e ações, mas, devido ao curto tempo, focamos em criar dinâmicas para introduzir a temática de sustentabilidade e energias renováveis para os adolescentes.

Mas antes, queriam que a gente fosse conhecendo os jovens pra ver se eles se adaptariam à gente. Então nos chamaram para a Faxina do dia seguinte, que acontece a cada mês (faz parte das tarefas dos jovens para permanecer no dormitório, no próximo post contaremos detalhes de como funciona). Nós ficamos com a parte da cozinha, ajudando a preparar o almoço comemorativo pela limpeza – até aprendemos a fazer o prato peruano Ají de Gallina.

ají de gallina

Com a missão dada, partimos para um brainstorm primeiro entre nós dois e em seguida com Coco e Carlos, e chegamos na ideia de criar uma mini-gincana com diversas atividades, entre perguntas e respostas sobre o tema, jogo de memória e, o carro-chefe: jogos educativos criados especialmente para a instituição.

1453772364982.jpg

Como o tempo da instituição era bem curto, no dia seguinte já entregamos o documento com as perguntas do quizz e o jogo de memória feito à mão, seguindo esquema de energia solar da parede da instituição. Esta foi apenas a primeira parte.

DSC_0044 DSC_0042

A atividade da minigincana foi realizada na quinta-feira, e no mesmo dia, Edu já tinha as cartas prontas do primeiro jogo feito exclusivamente para a instituição.

Edu teve o insight de fazer uma adaptação do Jogo Super Trunfo. O carteado foi nomeado “Sobrevivencia Ambiental”, e, como dá para ver na foto, as cartas têm diferentes pontuações, sendo as boas para as de temas sustentáveis e as más pontuações para as agressões ao meio ambiente, como poluição, desmatamento e Aquecimento Global. (tudo em espanhol, claro, e com linguagem lúdica mais acessível ao universo juvenil).

PackSobrevivencia_Ambiental-01PackSobrevivencia_Ambiental2-01

O último trabalho da gente, também como um legado do Bem Trilhado que estará presente na biblioteca do Qosqo Maki, foi um jogo de tabuleiro similar ao jogo da vida, mas nele, você avança casas quando protege o meio ambiente e volta casas quando “se esquece de apagar a luz” ou “joga uma latinha de refrigerante no rio”. Ficou uma fofura, bem desenhado, colorido e fácil de se jogar, sendo acessível a qualquer criança.

Edu_Luma_TabuleiroAmbiental

Para finalizar, os jogos serão testados nas atividades da ONG, e se a dinâmica for bem aceita pelos pequenos, a Qosqo Maki poderá replicar ambos jogos e vendê-los como fonte de renda para seus projetos, ao mesmo tempo em que incentiva a educação ambiental na cidade.

 

 

 

Anúncios

3 thoughts on “Jogo Educativo para Conscientização Ambiental no Peru – Voluntariado para Qosqo Maki

  1. Gabriel Correa diz:

    Alem de clarear os meus caminhos deu uma nova perspectiva a minha vida, muito dahora o projeto de voces, meus parabens e continuem assim. O Site alem de ser um excelente guia de viagens eh uma figura unica na rede em auxiliar no trabalho voluntario. Obrigado e Parabens!

    Liked by 1 person

E você, o que é que achou?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s