Centro integral de la Niñez y Adolecencia – CENIT

De educação, reforço escolar, alimentação para crianças a oficinas de capacitação em corte, costura e confeccção de bolsas e postais para mães e pais, entendam todo o trabalho dessa instituição e como fizemos parte desse linda história que há 24 anos vem transformando vidas.

A chegada inesperada

Chegamos antes do previsto na CENIT, porque como deu pra ver em posts anteriores, viajar  <<de Medellín a Quito em véspera de ano novo >> foi uma loucura! rs Nos planos, chegaríamos a Quito entre os dias 5 e 7 de Janeiro, mas atravessar a fronteira foi tão rápido que pegamos o próximo ônibus disponível. Aí, aquela coisa: não sabíamos que Quito era tãããão grande e que para chegar na rodoviária sul (Quitumbe) demoraria tanto.

Ponte que liga Colômbio - Equador

Ponte que liga Colômbio – Equador

Quando desembarcamos, buscamos um telefone público, às quase 9 da noite de um pleno sábado à noite (!!!) para ligar para a instituição. Como a CENIT é administrada por uma congregação católica, imaginávamos que as freiras morassem aí (e pedimos a Deus com todo afinco que sim, para não dormirmos na rodoviária nessa cidade tão fria.

Pegamos ônibus integrado, táxi, e às 10 da noite interfonamos (acompanhado dos berros de Luma de “hermana Ofeeeliaaaa”. Que dó das irmãs, que foram pegas no susto e ainda assim nos receberam. Daí por diante, viriam as dois semanas mais religiosas das nossas vidas, e a maior aproximação com irmãs de uma fraternidade.

No domingo, como não havia trabalho, elas nos levaram <<a um passeio>>. E na segunda feira, depois da oração diária às 6 da manhã e do café da manhã, começaram a chegar as crianças e os educadores. Era a primeira semana de aula do ano! – Sim, eles começam os estudos na primeira semana de janeiro, e quando perguntamos à irmã Bernadita se eles não teriam férias, ela disse: “Eles já tiveram. Estavam de férias desde 23 de dezembro até agora” – diferenças culturais :p

Bemtrilhado em: o que podemos ajudar? =)

Passado isso, fomos apresentados a Gladys, coordenadora dos voluntários (que são vários) e ela pôde contar um pouco das atividades que a CENIT desenvolve há 24 anos, também ouviu sobre as experiências que temos tido com o Bem Trilhado, e Edu mostrou alguns vídeos de ações nossas, a começar pela Árvore do Conhecimento nº 2.

Desde então, ela se apaixonou pela ideia, e comentou que apesar de estarem há 24 anos atuando na mesma sede, o bairro não conhece o trabalho deles, os estudantes chegam aqui por indicação do ministério.

Assim, ficou acordado que brindaríamos suporte em Posicionamento, registros fotográficos, Produção de Conteúdo para redes sociais, comunicação da comemoração dos 25 anos e muuuitas artes gráficas! kkk E durante a semana foram surgindo mais demandas, mas já te conto.

No 1º dia, basicamente fizemos brainstormings de ideias simples e baratas para que o cenit possa, ao longo do ano, interagir mais e melhor com o bairro. Não deu para fazer muito mais, porque a internet não conectava – a rede wifi era secreta!

Doações de Materiais Escolares

No 2º dia, Gladys nos apresentou a Marianita, uma pessoa amável, carinhosa, lindaaaa e que é educadora aqui na CENIT. Ela ficou encarregada de uma doação advinda da Inglaterra que brindaria a 137 crianças da escola materiais escolares para o novo ano. Parece fácil, né? Mas não é rsrsrs. Primeiro, a doação vem do Reino Unido, mas os materiais, não – a instituição, também católica, do outro lado do mundo, enviou o dinheiro para comprar os materiais, e aí foi a vez da CENIT ter todo o trabalho: cotação de materiais, pedidos de descontos, compra em atacado e, enfim, eles chegaram com esses materiais lindoooooss que você vê abaixo!

DSC_0023

Então Marianita precisava de ajuda pra organizar todas as 137 mochilas e tirar uma foto que mostrasse todos os materiais. Foi uma verdadeira linha de produção entre nós três e creio que em duas horas terminamos rsrsrs. Durante o resto da semana, o trabalho seria tirar foto de caaaada um dos alunos que recebessem a mochila, além de fotos grupais, porque tudo iria para as formalidades (acho justo) de quem doou tanto dinheiro.

  Arrumando_mochilas2  Arrumando_mochilas

E este trabalho só seria concluído no último dia do nosso voluntariado, com a união de todas as fotos anexadas aos documentos e um suporte de como enviá-las. (No ano passado, foi igualzinho, mas as fotos tiradas não serviram para o propósito que os patrocinadores queriam, por não terem alta resolução então, por assim dizer, nossa chegada “caiu como uma luva”. (Coincidências dessa estrada).

Mercados Municipais – San Roque e Camal

Outra atividade da CENIT que nos inspirou demais foi o pré-escolar que eles mantêm em dois dos maiores mercados municipais – San Roque e Camal – , onde atuam diretamente na erradicação do trabalho infantil, seu principal objetivo desde o início (tanto que a sigla vem, originalmente, de “centro de la niña trabajadora”).

Outras atividades

Ajudamos em algumas outras tarefas, como auxiliar na hora do almoço das crianças ou no dia da Pró-Luma dando de aula de reforço.

Luma_CENIT

Cartaz para o evento PubQuiz.

Todas as terças-ferias é realizado o game de perguntas e respostas com o valor de $2 por pessoa. Toda a renda é revertida para os trabalhos da instituição. O informativo vai para promocionar nas redes e nos hostels locais. Coincidiu que justo em nossa passagem, estavam planejando fazer um cartaz, então nos oferecemos para ajudar nisso também.

CherityPubQuiz_Afiche-01

Criação da logo comemorativa de 25 anos da instituição

Pra comunicar diretamente o tempo de atuação, pensamos em criar uma logo especial, parte do novo posicionamento.

Logo_25anosCenit_opção2-01

Árbol del Conocimiento

E, em paralelo a tudo isso, nós nos dividíamos para dar conta da produção e preparação da ação Árbol del Conocimiento. Dessa vez, tínhamos outro objetivo específico: promocionar a instituição no bairro. Pra isso, fomos em uma praça bem localizada, com som, banner e alguns alunos para animar a atividade. Confira o resultado aqui.

DSC_0322

OFICINA DE CORTE – Cabeleleiras

Participamos como modelos para a oficina de corte oferecido as mães no intituito de capacitá-las para se tornarem cabeleleiras.

EduCortandoCabelo   Luma_cortandoCabelo

A atividade bônus, ficou por conta do “mini-documentário” que Luma propôs em filmar todas as atividades realizadas pela organização e promocionar gradativamente nas redes sociais. A ideia é gerar conteúdo e publicar tudo o que é feito em geral.

Conclusão da nossa experiência em CENIT

Mesmo com pouco tempo, conseguimos realizar bastantes atividades e sairems felizes e convictos que plantamos uma semente do bem. Também será um enorme prazer perceber que seu trabalho teve impacto direto em um projeto magnifíco em prol de mudar realidades. Por outro, aprendemos muito com a maneira de lidar com as situações e, principalmente, o amor e empenho de cada um dos colaboradores.

Em particular, temos que citar o enorme aprendizado e carinho desenvolvido a convivência com as irmãs Ofélia e Bernadita. Sâo pessoas que transmite uma energia linda e que cumprem sua missão de fé e de obra social com um sorriso e dedicação inspiradores. Também não podemos esquecer de Dom Luis e de Anna Bela. Essa foto transmite um pouco do que foi dito:

img_20160103_121723657_hdr.jpg

Edu, Dom Luís, Hermana Bernadita, Hermana Ofélia e Luma

Sem dúvida, vamos seguir viagem muito mais leves, recarregados de energia positiva, paz e amor. Convicto de um propósito e um caminho a trilhar!!

Anúncios

E você, o que é que achou?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s