O mês de Dezembro em Medellín. Descubra as mais diferentes tradições.

Este post é pra mostrar como os colombianos – ao menos os paisas* – amam o mês de dezembro: além do Natal, há mais 3 eventos importantes. Clique para conhecer estas tradições!

Já começa na virada do mês:

1 de Dezembro, “La Alborada”

A virada de 30/11 para 1° de dezembro, ou seja, a recepção de dezembro é marcada pelos fogos de artifício. Eles são lançados, principalmente, das montanhas do vale. Nem todos estão de acordo com essa celebração: a queima de fogos assusta e mata animais, machuca pessoas e considera-se que seja uma herança dos narcos. A gente acha que na verdade é um festival de luzes bonito de se ver – apesar do susto quando começou a queimação e a gente sem saber por quê 🙂

Imagem internet - Caracol

Imagem internet – Caracol

7 e 8 de Dezembro, “Día de las Velitas”

Esses são dois dos melhores dias pra ir pras ruas: as famílias acendem velas nas portas de casa, muitos até fazem uma minifogueira e cozinham a Natilla – prato típico de natal semelhante a um mingau de maizena com toque de doce de leite. Se supõe que você deve fazer um pedido a cada vela que acende. Eu e Dudu garantimos os nossos ❤

Velitas

16 a 23 de Dezembro, as Novenas em Família

Aqui uma coisa engraçada: ao parecer, você pode até ser ateu, mas vai ter que ler a novena rsrsrsrs. Susie nos chamou para o primeiro dia de novena: é algo bem familiar, mas, de novo, a natilla está presente: junto aos buñuelos, hojuelas…e, no nosso caso, teve quibe de forno! 🙂 hehe a família tem descendência árabe.

Outro detalhe: novena tem que ter maraca, nem que você baixe o aplicativo no celular. E tem Villancico também, que sao as canções natalinas que falam da virgem, do menino Jesus etc.

Exquisita-natilla-navidena-2

Imagem internet

24 de Dezembro, véspera de Natal

1ª regra da festa, tem que estar estreando rsrsrs. E como vocês sabem que no mochilão o que a gente mais faz é repetir roupa, o meu presente de Natal da nossa família colombiana foi um  vestidinho lindo, com direito a sandalinha ❤ – vocês já poderão descansar a vista do meu vestido amarelo…:p

2ª coisa interessante, alguém da família esconde um “niñito Jesús”(menino Jesus) pela casa e o restante tem que procurar, no bom estilo “quente ou frio?”. E que tal que quem encontrou foi o sortudo do Edu???? Pois é, o prêmio era uma nota de 20,000 pesos colombianos.

3ª gracinha: “Aguinaldo” aqui não é nome de gente, e sim algum presente que você leva no natal. Isso quer dizer que quando seus amigos disserem que vão sair pra buscar o Aguinaldo, eles não estarão trazendo penetras para a sua festa :p

No restante, é parecido com o Natal brasileiro, exceto que a ceia não tem o Chester nem o queijo do reino. (#deusaudade)

img-20151225-wa0016.jpg

31 de Dezembro, “Año nuevo!”

Ano novo aqui é beeeeem diferente do Brasil. É mais uma data para se passar em família, então para estrangeiros é complicado, porque vai ser difícil achar gente na rua…ouvi dizer que em cidades essencialmente turísticas há um pouquinho de badalação. (Como em Cartagena de Indias)

Isso torna o nosso reveillón um pouco tristinho, já que não vai ter ondinha, roupa branca pra geral etc.

.

*Paisas: diz-se dos nascidos em Medellín e demais cidades do estado de Antioquia.

 

Leia também:

Atravessando a fronteira a pé – Colômbia e Equador

Roteiro por terra – Sul da Colômbia – Eje Cafetero, Cali, Popayán e Ipiales

 

 

Anúncios

2 thoughts on “O mês de Dezembro em Medellín. Descubra as mais diferentes tradições.

  1. @sarahftoledo diz:

    Aqui em Cartagena também tem as velitas e as novenas. Aliás, teve uma novena praticamente em frente o meu quarto às 4:30 da manhã, numa pracinha aqui do lado imaginem… rs… Sobre o ano novo, até tem umas festinhas, mas é mais pros turistas mesmo. As pessoas costumam passar mais em casa, com a família. Amanhã estaremos reunidos aqui pra comer, beber e jogar conversa fora.
    Feliz ano novo pra vocês dois! Que 2016 seja cheio de coisas lindas e do bem!
    Beijos.

    Liked by 1 person

E você, o que é que achou?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s