A fantástica história do “Profeta Gentileza”.

José Datrino, ficou conhecido no Rio de Janeiro como Profeta Gentileza por pregar o amor e distribuir palavras de bondade, respeito pelos seres humanos e pela natureza.

De  origem humilde,  trabalhou muito desde os 13 anos com a terra e com os animais. Para ajudar a família, puxava carroça vendendo lenha nas proximidades. Sua história como profeta começa ainda na adolescência quando passou a ter premonições sobre sua missão na terra.

Continuou levando sua vida normalmente, até que em uma véspera de Natal e já adulto, escutou uma espécie de “chamado”, segundo o mesmo, tratava-se de vozes astrais que  o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual.

José acatou sua missão, pegou um de seus caminhões e foi para o local do Gran Circus Norte-Americano em Niterói, no Rio de Janeiro – seis dias antes, um incêndio havia destruído todo o circo. Lá, plantou um jardim e horta sobre as cinzas do circo e foi também um consolador voluntário dos famílires das vítimas da tragédia.

gentileza-muro-3 0001

O Profeta já tinha mais de 40 anos quando começou a espalhar sua mensagem por diversos estados brasileiros, com sua túnica branca e barba comprida.

tumblr_lzaep9LeZP1ql734to1_500

Gentileza ficou especialmente conhecido nas ruas cariocas, principalmente, devido à sua pintura nas pilastras do Viaduto do Caju, centro do Rio de Janeiro. Ele ilustrou nas pilastras 56 painéis com mensagens de paz, liberdade, amor, natureza, críticas ao mundo e ao capitalismo. Durante a Eco-92, ele se posicionou onde passavam os representantes da conferência, incitando-os a viverem e a aplicarem a gentileza em todo o mundo.

as-frases-escritas-pelo-profeta-gentileza-nos-anos-80-em-56-pilares-do-viaduto-do-caju-perto-da-rodoviaria-novo-rio-fazem-parte-do-livrofoto-cesar-duarte

Sua perigrinação inspirou manifestações artísticas, atitudes gentis e até uma canção da bela Marisa Monte, veja:

Em 29 de maio de 1996, aos 79 anos, faleceu em Mirandópolis, cidade de seus familiares, onde foi sepultado. Suas obras foram denificadas e vandalisadas e a prefeitura pintou tudo de cinza.

Porém, um projeto de revitalização foi instaurando e recuperaram seu legado de gentileza na cidade, preservando sua nobre missão. Obrigado José pelos ensinamentos e caminho bem trilhado.

Leia também:
Dia Mundial da Gentileza
Gentileza que já está gerando gentileza

 

 

Post adaptado: CicloVivo

Anúncios

E você, o que é que achou?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s