Bogotá e os primeiros indícios de encantos

Um investigador brasileiro está encarregado da denúncia que a Colômbia tem se tornado um país perigosamente apaixonante. Há registros de turistas que morreram de amor e não voltaram mais. Para averiguar a situação, Marcos terá que conhecer as principais zonas de encantamento.

Com a missão, um moleskine e uma mala Marcos embarca para Colômbia e começa a traçar rotas para desvendar os perigos de querer ficar neste país.

Bogotá – 12 de Novembro de 2014 – 7pm

Ainda no Aeroporto Marcos nota que os agentes da imigração e pessoas que viajavam no mesmo voo são de extrema gentileza – apenas um fato curioso: Colombianos aplaudem quando o avião aterrisa. No táxi, a caminho do Hostel, a maneira cordial em falar permanecia.

“Barrio da Candelaria, por favor.”

“Con mucho gusto señor, para servirte”

Se hospedar em um Hostel fazia parte do disfarce e não poderia existir melhor localização para ficar em Bogotá do que o bairro La Candelaria.

los_barrios_mas_bonitos_de_america_latina_64130795_650x    8135515519_76e286a308_z

Imagem divulgação internet

La Candelaria é o Centro Histórico da capital e, por este motivo, conserva ruas, casas e museus com uma arquitetura fascinantes. No hostel as cenas de amabilidade se repetiam e a recepcionista o presenteou com um mapa e todas as atrações que Marcos poderia realizar caminhando já sinalizadas.

Estava localizado na rua 12 com av. 15 e, uma verificada rápida no mapa, gerou a dúvida: por onde começar? Tudo deveria ser registrado para relatórios finais. (fotos no final do espisódio)

Museo Casa de la Moneda (Museu da Moeda)

Foi seu primeiro ponto de parada. Lá conferiu toda a história do país através da criação e manejo da moeda. O espaço também é compartilhado por obras de Fernando Botero e pinturas Pós-Moderna. Não foi preciso desembolsar verba da missão pois a entrada é livre.

 Belas Igrejas

A cada esquina percorrida, descobria-se belas igrejas, com destaque para o Santuário Nacional de Nuestra Señora del Carmen e Santa Clara  e a Catedral Primada de Colombia.

Plaza Bolívar

Praça que reúne os imponentes prédios do Executivo, Judiciário e Legislativo, além do monumento em homenagem a Símon Bolivar.

Ademais, comerciantes locais vendem milho para turistas alimentarem pombos enquanto outros comercializam fotos com Llamas por alguns pesos. Nesse momento seus pensamento foram envoltos em fatos desconexos e uma reflexião o pertubava: “Quem seria estúpido o suficiente para se animar em tirar fotos com llamas?”

Turistas tirando fotos com Llama.

Turistas tirando fotos com Llama.

Museo del Oro (Museu do Ouro)

Sentindo a brisa fria das ruas de Bogotá foi observando que a cidade é uma verdadeira metrópole em movimento. Apois mais alguns metros, chegou ao Museu del Oro, um espaço que aborda todo o contexto histórico da produção de peças trabalhadas por pré-colombianos e toda a influência da matéria-prima no cotidiano da civilização. É considerado um dos maiores museus do ouro do mundo. (R$5 reais apox.)

Museu Nacional da Colômbia

Seu próximo destino do tour era o Museu Nacional, pelo o que leu é possível visitar e prestigiar achados arqueológicos pré-colombianos; objetos da era colonial a obras de arte nacionais e internacionais. Com um pouco de dificuldade de se localizar, resolveu pedir informação a um trabalhador que limpava as ruas. Esse, não só indicou que o local estava próximo, como fez questão de o acompanhar até uma parte em que já era possível ver o prédio do Museu.

Um pensamento furtivo o dominou: “Que muchacho gentil ”
Sem se dar conta, Marcos já vivenciava os indícios do mistério Colombiano.


Ao final do primeiro dia de percorrido, tomava um café enquanto anotava em seu Moleskine os primeiros grandes indícios que ligavam o país com o misterioso encantamento que já vitimizara dezenas de turístas enamorados por, segundo os mesmo, uma terra querida.

Em seu quarto avaliou o cronograma secreto e se preparou para os dias seguintes. Seria o momento de visitar o Monserrate – e a vista panorâmica da cidade; conhecer a Igreja de Sal em Zipaquirá e a famosa Zona Rosa.

Ep. 01  Bogotá – Os primeiros indícios  Ep.02 Bogotá – O ponto mais alto 

Registros da investigação:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios

E você, o que é que achou?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s