Darien, território bem trilhado em: Playona – Tribo Emberá

As últimas duas semanas foram cheias de atividade offline e já estava mais do que na hora de te atualizar. Vocês não vão acreditar: estivemos em duas aldeias indígenas, que conservam os traços indígenas, porém com algumas modernidades. Vimos índias experimentando salto alto e se acabando de rir, brincamos com crianças em parte tímidas e desconfiadas porém super doces e educadas; e vimos um cacique de verdade! – que não trajava um cocar. Todas estas descobertas foram parte do nosso voluntariado para a Fundación Pro Niños de Darien, e os detalhes você conhecerá aqui:

Indiozinho_Sambú

Você deve estar se perguntando como estes dois baianos  vieram parar numa tribo no Panamá. Explicamos: 1 mês antes de virmos, encontramos o site da fundação através de pesquisas e os contactamos. Pouco depois de desembarcarmos no Panamá, no dia 2 de Setembro, fomos com eles para o Darien. Lá, conhecemos as atividades que eles realizam e participamos.

Nosso acordo de voluntariado foi fotografar as ações da instituição para que o departamento de Marketing tivesse material para divulgar o projeto. Além disso, Edu preparou umas imagens para a capa dos meses da edição do calendário 2016, que é oferecido como brinde aos padrinhos e, também, vendido para levantar fundos. (veja a galeria)

Este slideshow necessita de JavaScript.

O mês de Dezembro ficou em aberto pois a foto será produzida com o tema natalino

Esse trabalho permitiu que fizessemos parte do dia-a-dia dos funcionários da fundação e percebêssemos toda a organização, etapas e dificuldades encontradas. No sábado (05) fomos com Franklin e Menalco a Playona, comunidade indígena ribeirinha onde leva-se 2 horas de estrada e o acesso mais rápido é por canoa, chamado por eles de “Pirágua”.

IMG_20150905_082144813_HDR

Fizemos esta travessia para levar alimentos, remédios, roupas doadas e livros.

DSC_0673 (427x640)

Foi a primeira vez que estivemos numa tribo. Ficamos maravilhados enquanto muito deles ficaram tímidos em ver gente tão diferente e com câmeras. A molecada ficou super curiosa com as típicas selfies, então cada uma deu um clique para conferir, olha só: rsrsrs

IMG_20150905_095024503

IMG_20150905_095052675_HDR

Outro dado interessante: praticamente todos os Emberás são bilíngues, pois falam seu idioma nativo (o Emberá) e o Espanhol. A gente até arriscou aprender umas frasesinhas, como “Bedá wara buwa” – “O peixe estava gostoso”; “Ancorê” – Deus e “Wenra” – “mulher”.

Teve muita graça também enquanto as mulheres examinavam as doações de roupas, especialmente quando encontraram ali no meio um sapato alto de festa…olha só a graça:

E teve um depoimento lindo da maestra, agradecendo à Fundação pelo apoio recebido:

Ela inclusive nos levou para conhecer as instalações do tanque de água colhida da chuva e filtrada para a população, que garantiu a saúde de muitas crianças e adultos, já que antes a água vinha do rio, conforme dá para ver nesse vídeo aqui.
Indiozinho_Playona2

Para enriquecer ainda mais a nossa experiência, 2 dias depois fomos a uma comunidade ainda mais longínqua, chamada Puerto Indio.  Lá, a aldeia é bem mais organizada, tem calçamento, colheita de água de chuva também pela fundação Niños de Darien e há internet. O “prefeito” é o cacique, há escolas, igreja católica, evangélica, instrumentos musicais etc.

Fizemos todo este percurso que nos totalizou 3 dias entre ir, vir e realizar a atividade, para um outro projeto de nutrição da fundação, intitulado Pollos de Engorde. Maaas, deixamos pra contar tudo aqui !

 

Anúncios

2 thoughts on “Darien, território bem trilhado em: Playona – Tribo Emberá

    • Luma Pinto diz:

      Oiiii!!! Que lindo! Jéssica, muito obrigada por divulgar nosso projeto e principalmente pela maneira bacana como nos descreveram. Também foi bom conhecermos outros casais com projetos de voluntariado. Grande abraço!

      Gostar

E você, o que é que achou?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s