Projeto tira catadores da invisibilidade de uma maneira fantástica

O Pimp My Carroça é um movimento social, cultural e ambiental que tem como objetivo dar visibilidade e promover a auto estima dos catadores de materiais recicláveis, através de ações criativas, que utilizam o graffiti para conscientizar, sensibilizar e transformar a sociedade. Atualmente, atua com catadores autônomos, cooperativas, ecopontos e intervenções artivistas.

14596660354_37be8810b8_z


Uma edição do Pimp my Carroça consiste em um dia de intervenção pública, em um espaço central da cidade, onde são ofertados serviços estruturais e estéticos para as carroças utilizadas na coleta de resíduos sólidos, sendo eles: funilaria, borracharia, instalação de kits de segurança e pinturas de renomadas grafiteiros,  em paralelo a um vasto atendimento social de diferentes serviços (médicos, massagistas, cabeleireiros, psicólogos) aos catadores. Os objetivos fins almejam melhores condições de trabalho e inclusão social desses agentes, que em sua maioria se encontram marginalizados, inclusive de reconhecimento enquanto prestadores de serviços coletivos vitais à saúde ambiental e social de nossas cidades.

14412020769_d542f98c30_z

14412003079_4bd67569a2_z

14575552106_d6501dd86a_z

Foto: Nego Junior

Desde a sua criação, em 2012, o projeto já passou por 12 cidades brasileiras e também por Lima, no Peru e Pristina, Kosovo. Cerca de 264 catadores de material reciclável já foram atendidos e tiveram as suas carroças customizadas; além de 223 artistas que participaram das ações, 1.805 doadores e 782 voluntários que dedicaram o seu tempo e conhecimentos para a causa. O movimento comemorou três anos de ação no dia 03 de junho desse ano. Mais informações: http://www.pimpmycarroca.com

PMC1

Pra entender mais qual a importância do catador de matérias recicláveis e do projeto assita o vídeo:

Se você gostou desta matéria compartilha com seus amigos e curte aqui nossa fanpage para continuar acompanhando. =] Ajude a divulgar nossa trilha!

 

Anúncios

E você, o que é que achou?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s