Entenda os 5Rs da sustentabilidade e como você pode praticar em seu dia-a-dia.

20 abr

Entenda os 5Rs da sustentabilidade e como você pode praticar em seu dia-a-dia.

A palavra “sustentabilidade” vem ganhando cada vez mais espaço, justamente porque não podemos mais manter atitudes e hábitos de consumo que tínhamos há 10 anos atrás.  Uma forma de conseguirmos um planeta mais sustentável é a utilização dos 5Rs.

A política dos 5Rs deve priorizar a redução do consumo e o reaproveitamento dos materiais em relação à sua própria reciclagem. – Reduzir – Repensar – Reaproveitar – Reciclar – Recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativo.

Pra facilitar, listaremos o significado dos 5 Rs e como o podemos praticá-los:

01- Recusar

Não consumir produtos que geram impactos ambientais significativos e que não sejam essenciais.  Recuse panfletos com anúncios que não são do seu interesse, copos descartáveis no trabalho e fique informado sobre quem fabrica os produtos. Recuse empresas que desrespeitam o processo produtivo humano e ambiental.

02- Reduzir

A geração de lixo. O uso excessivo de sacolas plásticas, canudos ou copos descartáveis. Reduzir o tempo do banho e o uso da energia elétrica, essas pequenas ações ajudam o fluxo do meio-ambiente e ainda te faz economizar dinheiro.

 

03 – Reaproveitar

Ressignificar objetos é dar diferentes utilidades e aumentar a vida útil dos produtos. Além de evitar a extração de matérias-primas virgens. Nós do Bem Trilhado, por exemplo, buscamos, sempre que possível, por uma matéria-prima que tenha sido reaproveitada para confecção dos nossos produtos. Essa simples decisão, reforça nosso propósito e reduz a emissão de resíduos ao meio-ambiente.

04 – Reciclar

Transformar resíduos em matéria-prima e produtos, gerando impacto social e mudança para o consumo consciente. Além de movimentar a economia de centenas de Cooperativas, gerando trabalho e renda.

 

05- Repensar

Hábitos e atitudes de consumo. Valorize produtos ecologicamente correto, reciclados e lembre-se: compre apenas o que você precisa.

Veja também: