Ex-presidiário e escritor, Luiz Alberto Mendes é homenageado no Prêmio Trip Transformadores

17 nov

Ex-presidiário e escritor, Luiz Alberto Mendes é homenageado no Prêmio Trip Transformadores

Hoje no BT estamos encantados com essa história, que é uma prova de que arte e cultura podem corrigir bandidos. Conheça Luiz Alberto Mendes, escritor de 62 anos que foi morar na rua aos 12 anos por problemas familiares e desde então cometia delitos,  aos 19 foi condenado a 78 anos de prisão, que aumentaram para 132 anos de pena quando ele tinha 22 anos. Porém a literatura trouxe uma salvação: hoje ele é livre, escritor, formado pela PUC (tendo sido o primeiro colocado no vestibular) e colunista da revista Trip. Clique e veja como a literatura mudou a história dele.

Nos primeiros anos de cadeia, Luiz ria ao saber que sua pena ia aumentando conforme ele fazia infrações dentro do cárcel. Entretanto, quando chegou um grupo de prisioneiros aidéticos numa ala separada em que poucos profissionais de saúde se dispunham a trabalhar, ele se voluntariou por curiosidade, se chocou com a miséria e foi quando começou a gostar de gente, se importar. Passava horas a fio e foi reduzindo a pena, ao mesmo tempo em que começou a se interessar por leitura.

post-luiz-alberto-mendes-detalhe

Hoje, 14 anos fora da cadeia, há dez anos colunista da Trip e tendo escrito 5 livros (dos quais 3 eram uma biografia sobre a prisão), Luiz planeja escrever sobre sua Liberdade.

Luiz é um dos 11 homenageados do Prêmio Trip Transformadores. Para conhecer melhor sua história visite a entrevista da Livre Opinião ou a matéria da Trip.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *