Superando mazelas através da engenharia

7 out

Superando mazelas através da engenharia

A gente já está super acostumado a usar escadas rolantes no dia-a-dia, né? Em shopping centers, aeroportos, estações de metrô e até em clínicas nas grandes cidades. Mas sabia que essa engenhoca pode ser uma solução em mobilidade para favelas? Você vai descobrir como isso é possível no post de hoje! 🙂

A cidade de Medellín, na Colômbia, é a primeira no mundo a ter escadas rolantes totalmente públicas em uma favela, a serviço da população. Esta inovação foi inspirada numa das cidades mais amadas do mundo, Barcelona. Lá, as engenhocas foram instaladas visando acessibilizar o acesso de turistas ao Parque Güell, no alto da cidade.

escada rolante barcelonaPark-Güell-Barcelona-Spain_6

Agora veja a feliz coincidência: numa reunião em 2004 com amigos, o engenheiro César Augusto Hernández ouviu de Alejandro e Carlos, dois renomados arquitetos que já viveram na Espanha que em Barcelona haviam “escaleras eléctricas” ao ar livre e na montanha. César, que participava do Plano Mestre municipal para intervenções nas “comunas”, teve o estalo que precisava.

escaleras eléctricas en medellín

Em 2006, o bairro Las Independencias I, na Comuna 13, inaugurou as escadas mecânicas que beneficiam diretamente 12 mil moradores, e substituem 350 degraus.  Bacana, não? Se quiser “dar um passeio” aéreo por essa inovação, clica aqui.

Se você curtiu essa matéria, clica no joinha aqui botao_curtir 

(fonte: kienyke)

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *